Aprendendo de forma divertida: conheça o projeto educacional implantado no Hopi Hari

O parque de diversão Hopi Hari, localizado em São Paulo, possui a maior montanha-russa de madeira da América Latina. Imagine como as crianças ficam animadas diante desse brinquedo! Junte essa animação com o ensino de física. Assim acontece o projeto EDUCARE: uma aula prática acerca das Leis da Física são aplicadas no parque, usando a montanha-russa do parque.

O Hopi Hari sempre apresentou preocupação com a educação. Esse valor começou a ser demonstrado em 2002 quando o Laboratório Educativo – LED foi iniciado. Sendo pioneiro em iniciativas desse cunho, o parque temático adotou em 2018 essa nova abordagem, resgatando o conceito de forma atual e direcionada para conteúdos contemporâneos.

O País Mais Divertido do Mundo já é reconhecido no mercado como um lugar que proporciona aos visitantes a possibilidade de refletir, explorar sensações e aplicar suas posturas no mundo de uma forma diferenciada. As emoções envolvidas ajudam na criação de emoções, que se estruturam e formam um ambiente totalmente propício ao aprendizado, saberes práticos e conhecimentos acadêmicos. O foco é transformar as informações em ações significativas dentro do contexto de vivência de cada um.

Assim, o projeto EDUCARE do Hopi Hari aborda o universo lúdico, trazendo desenvolvimento por meio dos 4 fundamentos da Unesco: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser. Essa iniciativa faz parte da revitalização do parque sob a nova administração, que já colocou 95% das atrações do parque em operação e tem sido alvo de notícias . Além de se inteirar a teoria, quem participa consegue entender como os brinquedos funcionam sob influência das leis da física. Abordar a atuação da gravidade, por exemplo, por meio de uma demonstração, fixa muito mais o aprendizado na mente da criança.

O lúdico faz parte das ações pedagógicas. Nesse contexto, a Montezum (montanha-russa de madeira) é desdobrada cientificamente, sempre deixar a diversão de lado. O parque tem investido em eventos com bases educativas, a fim de trazer à tona a preocupação com esse fundamento e isso tem ganhado os holofotes nas notícias do setor. Para ter acesso ao projeto EDUCARE basta adquirir o ingresso do parque. O Hopi Hari fica na Rodovia Bandeirantes, no quilômetro 72.